terça-feira, 22 de novembro de 2022

‘O Diabo Feito Mulher’, 70 anos: faroeste clássico de Fritz Lang com Marlene Dietrich


Por Renato Félix*

Fritz Lang fez em 1952, há 70 anos, este faroeste em Technicolor, estrelado pela lenda Marlene Dietrich: “O Diabo Feito Mulher”, um dos clássicos da RKO no catálogo da HBO Max. Aos 50 anos, a alemã é Altar Keane, uma ex-vedete que agora dirige um rancho onde dá emprego e abrigo a tipos fugidos da polícia. E que se vê dividida entre dois homens.

Mas ela vai entrando em cena aos poucos: a história começa por Vern (Arthur Kennedy), cuja noiva é barbaramente morta em um assalto. Em busca de vingança, ele rastreia o assassino e a melhor pista diz respeito a Altar Keane, cuja história ele vai conhecendo a cada pessoa com quem ele vai conversando.

Até finalmente chegar ao rancho, junto com Frenchy (Mel Ferrer), o amante de Altar, a quem ele ajudou a fugir da cadeia. Assim, ganha um emprego, mas também fica fascinado pela mulher do novo amigo.

O carisma sedutor de Dietrich vinha fazendo sua carreira desde os anos 1930. Enigmática, petulante, dona de si, e com aquelas pernas, ela foi moldada pelo cineasta alemão Joseph von Sternberg a partir de "O Anjo Azul" (1930), em Berlim, e depois na carreira que ambos construíram juntos em Hollywood, com mais seis filmes juntos.

A atriz aprendeu direitinho e continuava querendo que a forma com que era enquadrada e iluminada por Sternberg para criar sua aura fosse usada – no caso, por Lang e seu diretor de fotografia, Hal Mohr. Isso causou tensão nas filmagens, mas, de uma maneira ou outra, o charme de Marlene está no filme.

Como o público vê o assalto fatal no começo do filme, o mistério fica por conta de como Vern vai descobrir quem é o assassino. E com quem Marlene Dietrich vai ficar no final. A paquera com Arthur Kennedy tem destaque, inclusive copiando o truque de acender dois cigarros ao mesmo tempo e oferecer um deles à parceira, que havia ficado icônico dez anos antes em "A Estranha Passageira" (1942).

A extrema obsessão de Vern se justifica: sua noiva não foi "só" morta, também foi estuprada. Isso não podia ser contado claramente na Hollywood da época, mas fica subentendido pelos lances de narrativa: o grito dela ouvido do lado de fora da loja, pela frase do médico ('Ela não foi poupada de nada") e pelo enquadramento de sua mão morta, em posição de quem lutou contra a agreessão.

Outra questão narrativa é a canção que vai intercedendo na trama, fazendo as vezes de narração. Segundo o American Film Institute, a primeira vez que um filme americano usou uma canção dessa forma ("Do not forsake me, oh, my darling", em "Matar ou Morrer", do mesmo ano, é usada de maneira semelhante, embora não tão ostensiva como aqui).

A verdade é que é um pouco difícil se acostumar com essa intervenção, mas ela começa já nos créditos iniciais, antes mesmo da trama começar, então faz sentido, de qualquer forma.
Cena do filme "O Anjo Azul"
O título nacional é de um machismo que não encontra respaldo nem na história. Por que o personagem de Marlene seria "o diabo feito mulher"? Ela é naturalmente sedutora, mas nem é desleal ou coisa parecida. Parece mais um comentário a respeito de sua persona artística, que vinha lá de "O Anjo Azul", onde isso seria bem mais adequado.

Não faz sentido, mas até aí também não faz o título original, "Rancho Notorious". A expressão não é usada no filme e o título foi imposto na RKO por Howard Hughes, que não aceitou a ideia de Lang de chamar o filme de "Chuck-a-Luck" (um jogo de roleta e o nome que a personagem de Marlene dá a seu rancho). Mas em questão de créditos, isso é o de menos. Muito pior é o nome de Lloyd Gough (nada menos que o ator que faz o estuprador assassino) ser retirado dos créditos do filme porque entrou para a lista negra de Hollywood por ter se recusado a delatar colegas na paranoia anticomunista daqueles tempos.


"Rancho Notorious". Estados Unidos, 1952.

Direção: Fritz Lang. Roteiro: Daniel Taradash, a partir de argumento de Silvia Richards. Elenco: Marlene Dietrich, Arthur Kennedy, Mel Ferrer, Lloyd Gough, William Frawley, Jack Elam, George Reeves.

Onde ver: HBO Max










**********

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A semana começa com os quadrinhos

 



Preparem-se nerds e nerdas! 

Estaremos nos dias 21 a 23 de novembro, de segunda à quarta-feira, das 8h às 18h, no pátio do IFPB - Campus João Pessoa, participando da Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT), que este ano possui o tema:  BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e inovação no Brasil.

O evento cultural, acadêmico e técnico-científico realizado todos os anos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus João Pessoa, tem por objetivo apresentar-se como um espaço de diálogo, troca de saberes e de celebração do aprender-ensinar-aprender envolvendo a Educação. Educação Física, Arte e Cultura, Integração Escola Comunidade, Literaturas e Línguas, Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Arquitetura e Construção Civil, Inovação, Informática, Inclusão, Desafios Acadêmicos e Profissionais, Promoção, Social e Qualidade de Vida, Articulação do Voluntariado, EMPIF, Ciências Humanas, Comunicação e Registro, Gestão de Sistemas, Secretaria e Logística, Novembro Negro e Controle e Processos Industriais. Clique aqui e confira a programação completa e inscreva-se gratuitamente em algumas das atividades. 

 

E para contribuirmos ainda mais com incrível evento, além de expormos lançamentos quentíssimos do melhor dos quadrinhos nacional e estrangeiro com direito à HQs autografadas e em edições de luxo, iremos realizar um quiz e um sorteio para aqueles que comprarem em nossa itinerância.

 

💥Ah! E não posso me esquecer que os premiados irão receber HQs ou posters exclusivos.

 

📌Venha visitar a Comic House, bater um bom papo sobre quadrinhos e ainda colocar os quadrinhos que não estão no gibi em sua coleção.

 

Aguardo sua visita!

 

Venha para a Comic House, a loja onde quadrinhos não estão no gibi.








domingo, 20 de novembro de 2022

Adeus, Tommy, um inesquecível Power Ranger


De acordo com o site Geerk Ireland, o ator e lutador de MMA, Jason David Frank, famoso por viver o Tommy de Power Rangers na primeira temporada (e reprisar o papel em várias outras), morreu.


O ator viveu Tommy Oliver por apenas 14 episódios na primeira temporada, mas ficou tão popular que voltou como Ranger Branco e se tornou o novo líder da equipe.

Embora a família não tenha soltado nenhum pronunciamento sobre a morte, um de seus agentes confirmou a notícia. Ela também foi confirmada por um de seus amigos, Mike Bronzoulis,  treinador e grande amigo de Frank se despediu do amigo em um post no Facebook:




“RIP meu irmão de outra mãe Jason David Frank. Ainda estou em choque. Estou me sentindo péssimo, ele ligou me deixou uma mensagem e eu demorei. Jason era um bom amigo para mim e vou sentir falta dele. Amor e orações por sua esposa Tammie e seus filhos, rezo para que Deus os ajude neste momento difícil".

Caso tenhamos maiores informações sobre essa triste notícia, iremos atualizar todos vocês!

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Semana com dupla itinerânica da Comic House


Se prepare que estaremos com duas incríveis itinerâncias hoje e amanhã, mais precisamente, quinta-feira e sexta-feira, dia 17 e 18 de novembro.

Das 13h às 17h30, dessa quinta-feira, marcaremos presença na fantástica @ifeira.Cabedelo (IFPB - Campus Cabedelo) e amanhã, das 18h às 21h, na @faculdadefpb participando da Feira de Empreendedores da III Semana Ânima de Empreendedorismo e Inovação.

No espaço/mesa da Comic House, você irá encontrar lançamentos quentíssimos do melhor dos quadrinhos nacional e estrangeiro com direito à HQs autografadas, edições de luxo, raridades e quadrinhos japoneses.

Ah! E não posso me esquecer que o evento terá muitas atrações...cosplay, K-POP e muito mais.

Mas não esqueça, venha visitar a Comic House, bater um bom papo sobre quadrinhos e ainda colocar os quadrinhos que não estão no gibi em sua coleção.

Aguardamos sua visita!

Venha para a Comic House, a loja onde quadrinhos não estão no gibi.




terça-feira, 8 de novembro de 2022

Comic House faz nova Itinerância


Prepare-se que dia 09 e 10 de novembro, o IFPB - Campus João Pessoa será palco da nova itinerância da Comic House. Estaremos, das 8h às 19h, no pátio do IFPB em Jaguaribe, participando da Segunda Semana de Arte e Cultura

No espaço/mesa da Comic House, você irá encontrar lançamentos quentíssimos do melhor dos quadrinhos nacional e estrangeiro com direito à HQs autografadas, edições de luxo, raridades e quadrinhos japoneses. 

Ah! E não posso me esquecer que o evento terá uma série de atrações musicais, danças, oficinas. Ou seja, é atração de mais de metro! (Clique aqui e conheça toda a programação)

Mas não esqueça, venha visitar a Comic House, bater um bom papo sobre quadrinhos e ainda colocar os quadrinhos que não estão no gibi em sua coleção, ok?

 Aguardamos sua visita!

 Venha para a Comic House, a loja onde quadrinhos não estão no gibi.